EUA, Japão e Holanda concordam em limitar exportação de chips para China

Fonte: Wikinotícias

29 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Nas negociações que terminaram no dia 28, os Estados Unidos chegaram a um acordo com o Japão e a Holanda para restringir as exportações de chips para a China, informou a Bloomberg, citando uma pessoa familiarizada com o assunto.

O acordo estenderá algumas das medidas de controle de exportação adotadas pelo governo dos EUA em outubro do ano passado para empresas sediadas nos dois aliados, incluindo ASML, Nikon e Tokyo Electron, informou a Bloomberg.

Funcionários japoneses e holandeses discutiram uma série de questões pendentes em uma reunião em Washington, liderada pelo conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan.

Anteriormente, o coordenador de comunicações estratégicas da Casa Branca, John Kirby, disse que as autoridades estavam discutindo assuntos importantes para os três países.

"Segurança e proteção para tecnologias emergentes definitivamente estarão na agenda", disse ele a repórteres.

A Reuters apontou que envolver a Holanda e o Japão no controle rígido das exportações para a China seria uma vitória para o governo de Joe Biden. Em outubro do ano passado, o governo Biden anunciou um plano para restringir completamente o acesso da China à tecnologia de chips dos EUA, a fim de retardar o progresso tecnológico e militar da China.

Enquanto isso, a Casa Branca dos EUA, o Ministério das Relações Exteriores da Holanda e o Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão se recusaram a comentar o relatório da Bloomberg.

A Nikon também se recusou a comentar, dizendo que não comentaria nada que não tenha sido anunciado oficialmente.

Fontes