ELN anuncia cessar-fogo unilateral na Colômbia

Fonte: Wikinotícias

19 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Exército de Libertação Nacional (ELN), a guerrilha com mais de 60 anos de existência na Colômbia, em negociações de paz com o governo desde 21 de novembro, anunciou um cessar-fogo unilateral a partir do próximo dia 24 de dezembro.

“Vamos construir um ambiente de paz, o ELN continua empenhado em criar um melhor ambiente de paz nestas datas de Natal e Ano Novo, por isso, decretamos um cessar-fogo unilateral”, refere o comunicado divulgado num vídeo do grupo insurgente.

O cessar-fogo, que os guerrilheiros decretaram durante este período de Natal, vigorará das 6h00 de 24 de dezembro de 2022 às 6h00 de 2 de janeiro de 2023.

De acordo com o comunicado, o grupo armado não realizará ações militares contra o Exército e a Polícia Colombiana. "Este cessar-fogo abrange apenas as Forças Armadas e Policiais do Estado, nos reservamos o direito de nos defender em caso de ataque", diz o comunicado.

O governo colombiano, liderado pelo esquerdista Gustavo Petro, respondeu por meio do Ministério do Interior ao anúncio.

“É um fato que parece transcender no quadro do processo de paz total, e é que o ELN, que está em processo de paz, ouviu os gritos da comunidade, decretou um cessar-fogo para a comunidade. o Governo festeja”, disse o ministro do Interior, Alfonso Prada.

Da mesma forma, em relação ao cessar-fogo do ELN, Prada disse que espera que vários grupos armados o anunciem.

“De todos os grupos violentos que atuam no território, esperamos pronunciamentos esta semana sobre a possibilidade de desescalar o conflito, fazer cessações unilaterais e ter a possibilidade de compartilhar um Natal literalmente em paz com todos os colombianos”.

Fontes