Duas tempestades são nomeadas na Europa no mesmo dia

Fonte: Wikinotícias

27 de fevereiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 


O AEMET (Agencia Estatal de Meteorología) da Espanha nomeou ontem Juliette, a 10ª tempestade de grande impacto na Europa na temporada de tempestades de 2022-2023. A nomeação veio pouco antes de Kamiel ter sido nomeada pelo IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) de Portugal.

Os dois sistemas são áreas de baixa pressão. Juliette começou a se formar ontem no Mar Mediterrâneo, a sul da França, remanescente de uma tempestade que entrou pelo norte e que afetou também uma vasta área do centro-oeste europeu, da França à Polônia, no leste.

Já Kamiel se aproxima pelo Atlântico, a oeste de Portugal, e provocará mau tempo nas ilhas portuguesas dos Açores e, com menos intensidade, nas ilhas espanholas Baleares.

Efeitos

Como todo evento ciclônico, Juliette e Kamiel provocarão chuva e ventania na área costeira. Agitação marítima também é esperada, com o portal Tempo.pt prevendo ondas de 9 metros no mar perto dos Açores.

Além disso, os dois sistemas, principalmente Juliette, provocarão nevascas. Na Espanha, inclusive, diversas cidades foram cobertas de neve hoje.

Referências

Notícias Relacionadas

Fontes