Downburst causa destruição em Colatina (ES)

Fonte: Wikinotícias

16 de setembro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Uma forte tempestade atingiu a cidade de Colatina, no Espírito Santo, na manhã da última sexta-feira (15), causando estragos e assustando os moradores. O fenômeno meteorológico foi identificado como um downburst, uma rajada de vento descendente que se espalha radialmente ao atingir o solo. O evento foi divulgado como uma "microexplosão", mesmo sem confirmações de que tenha sido um microburst. Os ventos chegaram a 100 km/h e derrubaram árvores, postes, muros e telhados. A chuva também foi intensa e provocou alagamentos em algumas ruas.

O downburst ocorreu em meio a uma nuvem cumulonimbus, que se formou devido à passagem de uma frente fria pelo oceano na noite anterior, segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Esse tipo de nuvem pode gerar condições atmosféricas extremas, como granizo e descargas elétricas, além de ventos fortes. A frente fria, que trazia uma massa de ar frio e úmido, se encontrou com uma massa de ar quente e seco predominante na região, resultando em uma instabilidade atmosférica.

O downburst é um fenômeno um tanto comum, mas que pode causar estragos dependendo da sua intensidade. Qualquer encontro entre uma frente fria e uma onda de calor (ou massa de ar quente e seco) pode ser um alerta para esse fenômeno. Alguns exemplos de fenômenos parecidos foram os que ocorreram em Piracicaba, em São Paulo, e em Lages, em Santa Catarina, ambos no mês passado.

Fontes