Documentos secretos encontrados na garagem da casa de Biden, diz Casa Branca

Fonte: Wikinotícias

12 de janeiro de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Documentos com marcações confidenciais de Joe Biden, na época como vice-presidente, foram encontrados na garagem de sua casa em Wilmington, Delaware, informou a Casa Branca na quinta-feira, dias depois de confirmar que outro material sensível havia sido descoberto no think tank de Washington onde ele tinha um escritório antes de concorrer à presidência em 2020.

Na última divulgação, Richard Sauber, um conselheiro especial de Biden, disse que depois que os documentos iniciais foram encontrados, seus advogados procuraram outros locais onde os registros poderiam ter sido enviados.

Sauber, em comunicado, disse que os advogados de Biden revistaram sua casa em Wilmington, no leste dos Estados Unidos, bem como seu retiro de férias perto do Oceano Atlântico em Rehoboth Beach, Delaware.

“Os advogados descobriram entre documentos pessoais e políticos um pequeno número de registros adicionais com marcas classificadas” na garagem, disse ele, acrescentando que outro documento confidencial de uma página foi encontrado em uma sala adjacente.

Os papéis eram da vice-presidência de Biden sob o ex-presidente Barack Obama. Nenhum documento confidencial foi encontrado em sua casa de férias.

Sauber disse que o Departamento de Justiça foi "imediatamente notificado" depois que os documentos foram encontrados em Wilmington e que os advogados do departamento assumiram a custódia dos registros.

O procurador-geral dos EUA, Merrick Garland, selecionou o procurador-geral dos EUA, John Lausch, em Chicago, para revisar as circunstâncias de como o material classificado ligado a Biden acabou em um dos escritórios do presidente.

“Como eu disse no início desta semana, as pessoas sabem que levo a sério documentos e materiais confidenciais”, disse Biden a repórteres na quinta-feira, acrescentando que seu governo está “cooperando totalmente com a revisão do Departamento de Justiça”.

Alguns republicanos pediram que Garland nomeasse um advogado especial para investigar a retenção de Biden de documentos confidenciais de seus anos de vice-presidente.

O novo presidente da Câmara, Kevin McCarthy, em uma entrevista coletiva no Capitólio dos Estados Unidos, disse: "Acho que o Congresso deve investigar isso. Não acho que nenhum americano acredite que a justiça não deva ser igual para todos."

Fontes