Discussão:Portugal dá aval à reforma ortográfica

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Fonte: Wikinotícias

Isto é uma autêntica parvoíce!! jamais obedecerei às "novas regras"!! o comentário precedente não foi assinado por 217.129.193.232 (discussão • contrib.)

Pois é caro(a) 217.129.193.232... mas a "parvoíce" ortográfica de ontem é a norma de hoje. Tu escreves segundo a "parvoíce" do Acordo Ortográfico de 1945 que te diz que 'pharmacia' se escreve 'farmácia'. Portanto a parvoíce de 1990 será a norma pela qual os teus netos vão escrever. Desculpa a má notícia, mas tu e eu vamos morrer, e daqui a 60 anos ninguém se vai ralar como tu e eu achávamos que O Português Puro Se Deveria Escrever. De legado, deixamos-lhes uma língua um pouco mais forte, porque um pouco mais unificada na gramática, sem ser uniformizada no uso das palavras.
Para mim, o acordo só peca por falta de abrangência: eu iria para a uniformização completa da grafia, p.ex. usando sempre o circunflexo em 'gênero' e permitindo que o 'ê' se lesse mais ou menos aberto conforme a pronúncia local; até porque em certas regiões de Portugal (sobretudo zona de Lisboa) já há uma tendência para fechar as vogais tónicas (que ali se diriam 'tônicas'). Tintazul 11h34min de 26 de Maio de 2008 (UTC)