Discovery pousa sem problemas

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa
A Discovery finalmente chega à Terra. Fonte: NASA

9 de agosto de 2005

Na terça-feira (9), às 05:11:22 hora local (12:11:22 UTC), finalmente o vaivém (ônibus) espacial Discovery regressou com sucesso à Terra e aterrizou na pista 22 da Base Edwards da Força Aérea dos Estados Unidos da América, na Califórnia, o que conclui a missão STS-114.

Eileen Collins, comandante da missão STS-114.

Um comboio de veículos especialmente construídos estacionou perto do vaivém, a fim de ajudar no desembarque dos astronautas. A comandante Eillen Collins declarou logo depois da aterrissagem: "Estamos muito felizes por chegar em casa".

Em três ocasiões anteriores o Discovery tinha tentado pousar em Cabo Canaveral: uma vez na segunda-feira e duas na terça-feira (a primeira às 09:07 UTC e a segunda às 10:43 UTC), mas o mau tempo forçou a NASA a ordenar à tripulação do vaivém a mudar o curso e pousar na Califórnia.

A nave ligou os motores e começou a manobra necessária para sair da órbita terrestre e iniciar a aterrissagem às 11:14 UTC. Na descida ela atingiu uma velocidade de 26.000 km por hora sobre o céu californiano.

O vaivém espacial decolou com aparente sucesso dia 26 de julho passado, do Cabo Canaveral, na Flórida, mas, graças às câmaras instaladas na nave se soube que um pedaço de material isolante se desprendeu durante o lançamento, o que poderia ter ocasionado uma catástrofe que, por sorte, não ocorreu.

Os próprios astronautas ficaram encarregados de consertar no espaço os defeitos sofridos na decolagem.

Agora, a comandante Collins e o resto da tripulação realizarão verificações na nave para assegurar a sua segurança.

Artigos relacionados

Fontes