Dina Boluarte se torna a primeira mulher presidente do Peru

Fonte: Wikinotícias

7 de dezembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Dina Boluarte se tornou a primeira mulher a assumir a presidência do Peru na quarta-feira. Boluarte assumiu o mais alto cargo do país após a destituição de Pedro Castillo, que já havia anunciado sua decisão de fechar o Congresso da República e declarar um "governo de exceção".

"A partir deste momento e até 27 de julho de 2026, defenderei a soberania nacional, a idoneidade física e moral da República e a independência das instituições democráticas, cumprirei e farei cumprir a Constituição e as leis do Peru, reconhecerei a liberdade de culto e a formação plural e moral dos peruanos", disse Boluarte no momento da posse perante José Williams, chefe do Parlamento.

"Assumo o cargo de presidente consciente da responsabilidade que me cabe, e minha primeira invocação é convocar a mais ampla unidade de todos os peruanos. Cabe a nós conversar, dialogar, chegar a um acordo, algo tão simples quanto é tão impraticável nos últimos meses", acrescentou a nova presidente.

Mais tarde, Boluarte dirigiu-se à oposição para pedir uma "trégua política" naqueles que serão os seus primeiros meses de governo. "O que estou pedindo é um prazo, um tempo valioso, para resgatar nosso país da corrupção e do desgoverno. Minha primeira medida será enfrentar a corrupção em todas as suas dimensões sinistras", disse ele.

Finalmente, a nova presidente do Peru instou a Procuradoria-Geral da República e a Controladoria a prosseguir com as investigações dos supostos atos de corrupção do governo Castillo.

Boluarte, 60 anos, é advogada de profissão. Nos últimos meses ocupou a vice-presidência e o Ministério do Desenvolvimento e Inclusão Social.

Fontes