Dilma Rousseff assume como Presidenta do Brasil

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Dilma fazendo o juramento constitucional, após o qual é lhe dado posse da Presidência do Brasil. Foto: José Cruz/ABr

Agência Brasil

3 de janeiro de 2011

Sob forte chuva, Dilma Rousseff e Michel Temer foram empossados como presidenta e vice-presidente do Brasil em cerimônia realizada no Congresso Nacional neste sábado (1). A cerimônia, iniciada com um desfile pela Esplanada dos Ministérios foi realizada sob forte chuva no início.

Com o juramento “prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”, Dilma foi empossada, no Congresso Nacional, como a primeira mulher na história do país a ocupar a Presidência da República. Ali ainda fez seu primeiro discurso como presidenta. Na saída do Congresso, passou as tropas em revista, como forma de assumir o comando em chefe das Forças Armadas do Brasil.

Dilma e Temer subindo a rampa do Palácio do Planalto. Foto: Marcello Casal Jr/ABr

De lá, ela seguiu para o Palácio do Planalto para receber a faixa presidencial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e falar no parlatório. Neste momento, a chuva já havia estiado. Logo após receber a faixa presidencial a presidenta Dilma Roussef agradeceu a honra de ter recebido o apoio de Lula e a oportunidade de ter participado do seu governo.


A alegria que sinto pela minha posse se mistura com a emoção da despedida. Mas Lula estará conosco, sei que a distância de um cargo nada significa para um homem de tamanha grandeza e generosidade. A tarefa de sucedê-lo é desafiadora. Eu saberei honrar este legado e consolidar e avançar nessa obras de transformação
'
Foto de Dilma Rousseff com a faixa presidencial. Foto:Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Dilma também lembrou o ex-vice-presidente José Alencar, que não pôde comparecer à posse. Ele faz tratamento contra um câncer e está hospitalizado em São Paulo, “A força dessa transformação [conduzida por Lula e José Alencar] permitiu que o poco brasileiro tivesse uma nova ousadia: colocar pela primeira vez uma mulher na presidência do Brasil”, afirmou.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quebrou o protocolo na sua despedida do Palácio do Planalto. Depois de descer a rampa com a presidenta da República, Dilma Rousseff, o vice, Michel Temer, e a mulher Mariza Letícia, Lula foi abraçar as pessoas na Praça dos Três Poderes. O presidente também cumprimentou vários dos seus ex-ministros

O ex-presidente ficou vários minutos no meio do povo provocando uma grande agitação na segurança. Em seguida, entrou no carro e se dirigiu para a Base Aérea de Brasília, onde foi recebido por um grupo de pessoas que um aplaudiu e gritou o seu nome.

Lula embarcou para São Paulo onde fez uma visita ao ex-vice-presidente José Alencar, que está internado no Hospital Sírio-Libanês. Após a visita, o ex-presidente seguiu para o seu apartamento, em São Bernardo do Campo. Já a presidenta foi para a recepção promovida no Palácio Itamaraty, com autoridades internacionais e convidados.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via Google+ Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati