Dilma Rousseff assume como Presidenta do Brasil

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Dilma fazendo o juramento constitucional, após o qual é lhe dado posse da Presidência do Brasil. Foto: José Cruz/ABr

Agência Brasil

3 de janeiro de 2011

Sob forte chuva, Dilma Rousseff e Michel Temer foram empossados como presidenta e vice-presidente do Brasil em cerimônia realizada no Congresso Nacional neste sábado (1). A cerimônia, iniciada com um desfile pela Esplanada dos Ministérios foi realizada sob forte chuva no início.

Com o juramento “prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”, Dilma foi empossada, no Congresso Nacional, como a primeira mulher na história do país a ocupar a Presidência da República. Ali ainda fez seu primeiro discurso como presidenta. Na saída do Congresso, passou as tropas em revista, como forma de assumir o comando em chefe das Forças Armadas do Brasil.

Dilma e Temer subindo a rampa do Palácio do Planalto. Foto: Marcello Casal Jr/ABr

De lá, ela seguiu para o Palácio do Planalto para receber a faixa presidencial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e falar no parlatório. Neste momento, a chuva já havia estiado. Logo após receber a faixa presidencial a presidenta Dilma Roussef agradeceu a honra de ter recebido o apoio de Lula e a oportunidade de ter participado do seu governo.


A alegria que sinto pela minha posse se mistura com a emoção da despedida. Mas Lula estará conosco, sei que a distância de um cargo nada significa para um homem de tamanha grandeza e generosidade. A tarefa de sucedê-lo é desafiadora. Eu saberei honrar este legado e consolidar e avançar nessa obras de transformação
'
Foto de Dilma Rousseff com a faixa presidencial. Foto:Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Dilma também lembrou o ex-vice-presidente José Alencar, que não pôde comparecer à posse. Ele faz tratamento contra um câncer e está hospitalizado em São Paulo, “A força dessa transformação [conduzida por Lula e José Alencar] permitiu que o poco brasileiro tivesse uma nova ousadia: colocar pela primeira vez uma mulher na presidência do Brasil”, afirmou.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quebrou o protocolo na sua despedida do Palácio do Planalto. Depois de descer a rampa com a presidenta da República, Dilma Rousseff, o vice, Michel Temer, e a mulher Mariza Letícia, Lula foi abraçar as pessoas na Praça dos Três Poderes. O presidente também cumprimentou vários dos seus ex-ministros

O ex-presidente ficou vários minutos no meio do povo provocando uma grande agitação na segurança. Em seguida, entrou no carro e se dirigiu para a Base Aérea de Brasília, onde foi recebido por um grupo de pessoas que um aplaudiu e gritou o seu nome.

Lula embarcou para São Paulo onde fez uma visita ao ex-vice-presidente José Alencar, que está internado no Hospital Sírio-Libanês. Após a visita, o ex-presidente seguiu para o seu apartamento, em São Bernardo do Campo. Já a presidenta foi para a recepção promovida no Palácio Itamaraty, com autoridades internacionais e convidados.

Fontes

Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati