Dia de luto na China devido ao COVID-19

Fonte: Wikinotícias

4 de abril de 2020

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Reunião de profissionais da saúde que retornam da província de Hubei em Pequim, 31 de março de 2020


Na China, hoje foi dia de luto nacional pelos mortos em decorrência da COVID-19. Segundo dados oficiais, mais de 80 mil pessoas foram infectadas pelo vírus, das quais mais de 3.300 morreram. Em todo o país, os chineses prestaram homenagem às vítimas com três minutos de silêncio, e sirenes, buzinas de carros, trens e navios soaram como um sinal de pesar.

Em Wuhan, o epicentro da doença, os semáforos ficaram vermelhos por três minutos. As bandeiras do Estado ficaram a meio-mastro, como sinal de luto, eventos de entretenimento foram cancelados. Os sites mudaram a cor das fotos para preto e branco; alguns usuários fizeram isso com seus perfis nas redes sociais.

O presidente da China, Xi Jinping, liderou a cerimônia de luto em Pequim e, junto com ele, os mortos foram silenciosamente homenageados por Li Keqiang, Li Zhanshu, Wang Yang, Wang Hongin, Zhao Leji, Han Zheng e Wang Qishan. O dia do luto coincidiu com o Festival Qingming, durante o qual as famílias visitam os túmulos dos parentes falecidos.

Fontes