Desperdício de água no Brasil é preocupante
13 de julho de 2015
Brasil — Além disso, de despejar cada dia o equivalente a 5.000 piscinas de águas residuais (esgoto) em seus rios, estima-se que Brasil desperdiça cada ano, um volume de água de quase 6 bilhões de metros cúbicos (ou seis vezes a capacidade do reservatório Cantareira, que abastece a Região Metropolitana de São Paulo, a maior cidade da América do Sul).
Essas comparações foram feitas esta quarta-feira (8) pelo presidente do Instituto Trata Brasil, Edison Carlos, durante uma audiência pública na Comissão de Infra-Estrutura do Senado. O referido instituto, classificado sob a lei brasileira como uma Organização Civil de Interesse Público (Oscip, por sua sigla em Português), está conformado por empresas interessadas em melhorar o saneamento básico do país e em proteger seus recursos hídricos.
"A situação do saneamento no Brasil é incompatível com a sua posição como a sétima maior economia do mundo", disse o especialista aos senadores. Edison Carlos acrescentou que o desperdício anual de água equivalente a US$ 2,5 bilhões de dólares estado-unidense. Se essas perdas financeiras e naturais forem evitadas, frisou, poderia-se reduzir as tarifas de saneamento.
O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que assistiu à audiência pública, declarou que, apesar das despilrrafos e à crise hídrica, "as companhias de saneamento se tornaram nas entidades de cobranças de impostos." Segundo ele, na região metropolitana de São Paulo, que atualmente se vê afetada por uma severa crise de oferta, campanhas de prevenção têm sido bem sucedidas. Em sua opinião, elas são responsáveis de reduzir as perdas de água nas unidades de consumo em até 83%.
Para fomentar a poupança de água, o governo estadual adotou a estratégia de oferecer descontos aos consumidores que usam a água de forma eficiente e para cobrar maior consumo mais alto a quem permanecer seu consumo estável, informou o governador.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fonte
Pedro Peduzzi (repórter). Tradução: Lucas Magdiel. Edição: Marcos Chagas e Augusto Queiroz. Desperdicio del agua en Brasil es preocupante— Agência Brasil, 8 de julho de 2015, 18hs39min
Esta licença não é mais válida para o conteúdo produzido após 23 de fevereiro de 2017. A partir desta data as notícias estão protegidas por direitos autorais. O texto poderá ser utilizado apenas para finalidades de uso pessoal, sem intuito comercial ou lucrativo. Ajude a reescrever as notícias. | ||
![]() |
A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) libera seus conteúdos à Agência Brasil sob domínio público e os termos de uso dela. |
![]() |
![]() | Esta notícia é uma tradução completa ou parcial de "Desperdicio del agua en Brasil es preocupante", proveniente de Wikinotícias em Espanhol em sua versão de 13 de julho de 2015. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|