Descobertos 12 novos satélites de Saturno

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ficheiro de Saturno enviada pela Voyager 2 .

5 de maio de 2005

Astrônomos do Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí anunciaram a descoberta de 12 novas luas de Saturno, com o que o total de satélites naturais desse planeta aumenta para 46. A descoberta inicial dos corpos celestes ocorreu dia 12 de dezembro de 2004 e foi realizado com a ajuda do telescópio Subaru, de 8,2 metros, localizado no Observatório Mauna Kea. O achado foi confirmado em janeiro, fevereiro e março, através de outras observações com o Subaru e com o telescópio Norte do observatório Gemini.

Uma outra equipe da mesma universidade, liderada por David Jewitt, tinha descoberto 11 satélites de Júpiter, em 2001, e mais 11 em 2002, antes de ocupar-se de Saturno.

Onze dos novos satélites se encontram em órbitas retrógradas, o que faz pensar aos astrônomos que estes corpos celestes eram originalmente asteróides, atraídos do cinto de asteróides pela gravidade de Júpiter e capturados por Saturno. Todas as luas se encontram em órbitas elípticas inclinadas, entre 16 e 22 milhões de km de distância de Saturno. De forma provisória, as luas serão conhecidas pelos nome de S/2004 S07 a S/2004 S18.

Fontes