Derrame tóxico na Hungria causa desastre ambiental sem precedentes

Fonte: Wikinotícias

Portugal • 7 de outubro de 2010

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Um erro humano esteve na causa do rebentamento de um depósito de resíduos tóxicos, que segundo o secretário de Estado do Ambiente da Hungria, Zoltán Illés, causou "esta é a mais grave catástrofe química que o país enfrentou".

As lamas tóxicas escaparam através do rompimento do dique de um gigantesco reservatório de uma indústria de alumínio em Ajka, a 160 quilómetros da capital do país, Budapeste, tendo-se atingido três condados numa área de cerca de 40 Km². Quatro pessoas morreram, seis estão desaparecidas, 123 tiveram de ser internadas e cerca de 500 moradores foram realojados.

“Penso que não voltará a haver vida. há 99% de probabilidades de já não haver a vida como se vê agora”, afirmou um residente de Kolontar, uma das aldeias mais afectadas.

As equipas de limpeza começaram a fazer tudo para que a maré vermelha não chega-se ao rio Danúbio, que passa por Viena, Bratislava e Budapeste, a caminho de Belgrado e do Mar Negro. Mas entretanto, as autoridades alertam, que o aumento do Ph da água nos rio que desaguam no Danúbio implica que a descarga tóxica possa trazer riscos a outros países, como a Croácia, Sérvia, Roménia, Bulgária, Moldávia e Ucrânia. A limpeza destes rios que desaguam no Danúbio passa pela aplicação de um gesso industrial na água, de forma a neutralizar os altos níveis de Ph.

Contudo, esta quinta-feira o Danúbio foi já afectado, registando um PH entre 8.96-9.07, quando o seu valor normal é de cerca de 8.

As consequências do alastramento da situação para o Danúbio podem ser desastrosas, pois ao longo dos 2800 quilómetros do rio vivem cerca de 80 milhões de pessoas e 20 milhões bebem da sua água.

No âmbito da limpeza do derrame que atingiu três condados ocidentais da Hungria, ela pode demorar um ano e custar cerca de 7,8 milhões de euros, e muito provavelmente requererá ajuda técnica e financeira por parte da União Europeia, de acordo o ministro do Ambiente, Zoltan Illes.

Várias equipas lutam diariamente para tentar travar o avanço da lama tóxica, e impedir que afecte os afluentes do Danúbio, e consequentemente o importante rio.

"Uma das tarefas principais a proceder durante a parte da tarde de hoje é fechar a ruptura do reservatório”, afirmou esta manhã à estação húngara TV2 o chefe da Unidade de Desastre Naturais (NDU), Gyorgy Bakondi.

Fontes