Depressão tropical pode se tornar o primeiro furacão no Atlântico este ano

Fonte: Wikinotícias

19 de junho de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A terceira depressão tropical da temporada de furacões de 2023 se formou no Atlântico e deve se tornar um furacão na quinta ou sexta-feira, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos, com sede em Miami, na segunda-feira.

A depressão, localizada a cerca de 2.085 quilômetros a leste do sul das Ilhas de Barlavento, aumentou a velocidade de seus ventos máximos sustentados para 65 quilômetros por hora, indicou o Centro Nacional de Furacões em seu boletim das 17h.

Espera-se que o fenômeno climático continue se movendo para o oeste a uma velocidade de 31 km/h.

"Prevê-se que a depressão se fortaleça e se mova pelas Pequenas Antilhas como um furacão na quinta e na sexta-feira, trazendo o risco de inundações devido a fortes chuvas, ventos com força de furacão e perigosas tempestades e ondas", informou.

Embora seja muito cedo para especificar a localização e a magnitude de onde esses riscos podem ocorrer, o centro pediu às autoridades das Pequenas Antilhas, Porto Rico e Ilhas Virgens que monitorem de perto o sistema e tenham planos de furacões em vigor.

Se a depressão se tornar um furacão, será o primeiro da temporada de 2023, que vai de junho a novembro.

Os meteorologistas da Universidade Estadual do Colorado disseram em abril que uma temporada de furacões no Atlântico, ligeiramente abaixo da média, pode ser esperada devido ao fenômeno climático El Niño que diminui as perspectivas de tempestades.

Fontes