Ciclone Bret passa pelas Antilhas como uma tempestade

Fonte: Wikinotícias

20 de junho de 2023

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O ciclonte tropical Bret, segundo a ser nomeado na temporada de furacões no Atlântico de 2023, passou pelas Antilhas Menores como uma tempestade tropical, com ventos de cerca de 95km/h e rajadas que passaram de 110. Os países mais atingidos foram Dominica, Santa Lúcia, Martinica, Barbados e São Vicente e Granadinas, onde aeroportos, empresas, escolas e escritórios suspenderam suas atividades ainda ontem.

Há quatro dias estimava-se que Bret poderia se intensificar para um furacão, com ventos sustentados de mais de 120km/h e rajadas de mais de 150, o que não aconteceu.

No último aviso do NHC (aviso 17) sobre o sistema, o órgão avisa "que a tempestade tropical Bret está se afastando das Ilhas de Barlavento e se movendo pelo leste do Mar do Caribe". Apesar de estar se afastando, os países mais atingidos continuam sofrendo hoje com ventania e chuvas fortes, que também devem atingir as regiões norte da Venezuela e da Colômbia.

Estima-se que Bret se transforme numa depressão até amanhã e que depois se extinga. "Espera-se que Bret se dissipe sobre o Mar do Caribe central até domingo", diz o aviso 17 do NHC.

Notícia relacionada

Fontes