Deportivo Pasto ascende na Primera A depois de bater o Patriotas de Tunja

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

4 de dezembro de 2011

Pasto, Colômbia — Depois de terminar a série de desenho da Primeira B, oficialmente Torneo Postobón (Torneio Postobón) e ganhar logo da série de pontapés da penalidade, a Deportivo Pasto se coroa campeão em sua categoria e relevará o Deportivo Pereira na Primera A para o próximo ano. Enquanto isso, o vice-campeão Patriotas de Tunja, irá enfrentar o América de Cali para a cota ainda está disponível, os dias 7 e 10 de dezembro.

Patriots ganhou o Torneo Apertura ("Torneio Abertura", o primeiro semestre do ano), ao vencer Cortuluá, enquanto o Pasto venceu o Torneo Finalización ("Torneio Finalização") ao vencer o Universitario de Popayán, equipe que antes era Centauros Villavicencio. Desta maneira, tanto a equipe de Tunja como o Pasto tiveram enfrentar-se para obter o título de sua divisão e obter classificação direta para a primeira categoria do futebol profissional colômbiano.

O Pasto já havia chegou ao Primera A em 1999, onde se manteve durante 10 anos, sendo segundo em 2002-2 e 2006-1 para ganhar o campeonato, o que lhe permitiu participar na Copa Sul-Americana 2003 e a Copa Libertadores de 2007, embora em nenhuma passou da primeira rodada.

A primeira final se disputou em 30 de novembro passado, em Tunja, resultando em uma vitória de 1-0 para a equipe de Tunja, com gols de Elkin Amador. Esse mesmo resultado se deu hoje no Estadio Departamental Libertad, graças ao tanto que marcou Mauricio Mina, mas desta vez em favor dos pastusos. Assim, nos pênaltis que encarajaram Hidalgo e Zapata definiram a vitória da equipe local.

No ano passado, Pasto foi vice-campeão ao perder frente ao Itagüí e permaneceu na Primera B depois de ser derrotado ao se enfrentar Envigado. Nesta ocasião, Patriotas visitará ao América esta quarta-feira e vai visitar no próximo sábado; o vencedor será na Primeira A.

Envigado, Itagüí e América disputam até as quartas de final do Torneo Finalización da Primeira A, junto ao Chicó, Millonarios, Santa Fe e Once Caldas.

Fontes[editar]

Mais sobre la Temporada 2011 do futebol colombiano:
Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.