Demi Lovato causa discussão sobre pronome neutro na Wikipédia

Fonte: Wikinotícias
Demi Lovato
Demi Lovato em 2017

28 de maio de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Exclusivo

Uma das maiores personalidades da música pop dos Estados Unidos, Demi Lovato, anunciou neste mês em suas redes sociais que se identifica como pessoa não-binária (ou seja, não se identifica com os gêneros masculino e feminino).

Demi Lovato também anunciou que adotará o termo they, usado na língua inglesa para se referir a não-binários. No entanto, o português não possui um termo semelhante e isso está causando diversas edições em sua biografia na Wikipédia e até uma discussão sobre pronome neutro.

Entre os editores da comunidade portuguesa alguns apoiam o uso de "elu", uma variação de "ele" e "ela". O termo já é usado por um grupo de pessoas nas redes sociais, mas não possui aparato oficial e é motivo de controvérsia.

Atualmente a enciclopédia virtual descreve Demi Lovato como "uma pessoa artista na área do canto, composição e atuação de nacionalidade estadunidense", suas ocupações foram alteradas e até uma fala de Simon Cowell, jurado do The X Factor.

A biografia de outras personalidades da música, como Halsey e Melanie Martinez, não foram alteradas e continuam usando o gênero feminino.

Fontes

Reportagem original
Reportagem original
Esta notícia contém reportagem original de um Wikicolaborador.