Definidos os últimos detalhes do Conclave

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

7 de abril de 2005

Vaticano

Os últimos detalhes do Conclave, o conselho de cardeais que escolherá o novo papa, estão definidos após a leitura do testamento espiritual de João Paulo II. A expectativa era grande de que neste testamento fosse revelado o cardeal "In pectore", o padre ou bispo mantido sua identidade em segredo pelo papa. Ao ser revelado, ele seria promovido a cardeal e participaria do Conclave. A razão para o nome ser mantido em segredo é por agradecimento especial do papa aos serviços prestados com o nome mantido secreto ou por essa pessoa estar sofrendo perseguição política.

No entanto, o documento escrito pelo papa é apenas uma carta de desejo pós-morte e não revela o nome do cardeal "In Pectore". Portanto a vaga que seria aberta para o cardeal secreto foi fechada e somente 117 cardeais escolherão o novo papa. Este documento começou a ser escrito em polonês durante o início de seu pontificado.

Também foi definida a data exata do início dos trabalhos do Conclave: 18 de abril, segunda-feira. A data respeita o intervalo de 15 dias após a morte do papa, como determina o pontificado.

Notícia Relacionada

Fontes