Dantas depõe novamente na CPI dos grampos protegido por habeas corpus

Fonte: Wikinotícias

Agência Brasil

16 de abril de 2009

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Comissão Parlamentar de Inquérito das Escutas Telefônicas Clandestinas da Câmara (CPI dos grampos) ouve na manhã de hoje (16) o depoimento do banqueiro Daniel Valente Dantas. Protegido por um habeas corpus preventivo, concedido pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello, o do dono do banco Oportunity não pode ser preso durante o depoimento, poderá ficar calado diante de perguntas que possam incriminá-lo e ainda ter acesso a todas as provas produzidas contra ele pela CPI.

Principal alvo da Operação Satiagraha, comandada pelo delegado afastado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, Dantas prestará depoimento à CPI dos grampos pela segunda vez. Na primeira, ainda no ano passado, o empresário também esteve protegido por habeas corpus.

Condenado pela Justiça Federal em São Paulo por tentativa de suborno, Daniel Dantas está sendo processado por evasão de divisas e também é suspeito de ter patrocinado escutas telefônicas ilegais de interesse do Oportunity.

Na semana passada, Protógenes afirmou, em depoimento à CPI, que durante as investigações da Satiagraha encontrou indícios de que Dantas tentou cooptar várias autoridades, inclusive, com o pagamento de suborno a integrantes do Congresso Nacional.

Fontes