DF vacina hoje contra o sarampo e a pólio

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Agência Brasil

Bandeira do Brasil
Outras notícias sobre o Brasil
Localização do Brasil
Localização do Brasil

23 de novembro de 2014

Distrito Federal

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal promove hoje (22) um dia de reforço à Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite. A campanha começou no dia 8 de novembro, mas a adesão tem sido baixa: 32% das crianças receberam a dose contra a pólio e 27% contra o sarampo.

Os números mostram que a situação é mais crítica na Asa Norte, bairro de Brasília onde foram imunizadas 19% das crianças contra a pólio e 17,8% contra o sarampo. As regiões com maior procura nos postos de vacinação foram o Gama (45,2% contra a pólio) e São Sebastião (36,3%, contra o sarampo).

Poliodrops.jpg

A campanha segue em todo o país até o dia 28 de novembro. Para a pólio, o público-alvo são crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, totalizando 182.211 crianças no Distrito Federal. Para o sarampo, a faixa etária abrange crianças a partir de 1 ano até 5 anos incompletos, totalizando 161.045 crianças.

A secretaria ressaltou que o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar.

A poliomielite é considerada uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não morre quando infectada, mas adquire lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a contaminação se dá, principalmente, por via oral.

Fontes


Compartilhe essa notícia: Shared via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Newsvine Compartilhe via Reddit.com Share on stumbleupon.com Compartilhe via Technorati