Cuba se prepara para chegada do furacão Ian

Fonte: Wikinotícias

27 de setembro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Ian ontem à noite a sul de Cuba

O furacão Ian tocará terra no oeste de Cuba entre esta madrugada e o início da manhã como um furacão C2 ou C3, com ventos de cerca de mais de 150km/h. O governo de Cuba acompanha com atenção o sistema e declarou Fase de Alerta de Furacão em Havana, Mayabeque, Matanzas, Cienfuegos, nas províncias de Pinar del Río e Artemisa e no município especial de Isla de la Juventud.

Além dos ventos fortes, segundo estimativas do Insmet, as chuvas acumuladas até amanhã podem chegar a 200 milímetros ou mais em algumas áreas. Ondas de 3 metros de altura também são esperadas.

Ian também provocou chuvas e ventania nas Ilhas Caimã, principalmente em Grande Caimão, apesar de ter passado ao longo do sul da ilha. Depois de passar por Cuba, o sistema deve se intensificar até a categoria 4 antes de tocar terra na Flórida.

Evacuações em massa

Em Pinar del Río entre 27 e 50 mil pessoas foram evacuadas ontem. Em Matanzas, este número chegou a quase 17 mil e em Cienfuegos, a quase 2 mil.

Quinze mil turistas estrangeiros que estão na região a ser atingida também foram evacuados ou estão em locais seguros, segundo o governo, onde não correm risco.

Notícias Relacionadas

Fontes