Covid-19 inviabiliza a vida de artesãos são-tomenses

Fonte: Wikinotícias

24 de janeiro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Dezenas de artesãos são-tomenses estão sem meios de sobrevivência, em consequência da crise provocada pela pandemia da covid-19.

Gentes Rener, pai de quatro filhos, pode ser a próxima baixa nos Pica-paus, a Associação dos artesãos são-tomenses, com sede no largo do Cinema Marcelo da Veiga, na cidade de São Tomé.

"Toda a actividade ligada ao turismo está parada. Tanto eu como a minha esposa estamos sem dinheiro há mais de sete meses e já não temos como aguentar”, disse Rener à VOA.

Perante o cenário, muitos trocaram o artesanato por outras atividades.

“Aqui no atelier éramos mais de 30 membros, mas só ficamos 15. Outros foram a procura de novos meios de subsistência”, disse Fernando Costa, presidente da associação. “Aqui no atelier éramos mais de 30 membros, mas só ficamos 15. Outros foram a procura de novos meios de subsistência”, disse Fernando Costa, presidente da associação dos artesãos.

A crise imposta pela pandemia da covid-19 afectou a maioria das atividades ligadas ao turismo em São Tomé e Príncipe.

O presidente dos Pica-paus já não sabe o que fazer para garantir a sobrevivência do atelier e dos seus associados.

"Até agora, todo o apoio solicitado ao governo não resultou”, disse Costa, que espera que um projecto de empreendedorismo apresentado à direção do turismo traga outras possibilidades.

Fontes