Covid-19: produção da vacina da AstraZeneca pela Fiocruz com IFA 100% nacional é aprovada pela Anvisa

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

8 de janeiro de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu ontem parecer favorável para a produção, pela Fiocruz, da vacina contra covid-19 da AstraZeneca com IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) 100% nacional. Anteriormente, o IFA era importado da China, o que meses atrás atrasou, diversas vezes, o envase das vacinas no Brasil, tanto pela Fiocruz, como pelo Instituto Butantan, que envasa a CoronaVac.

A vacina de Oxford-AstraZeneca, que previa a transferência da tecnologia de fabricação para diversos países, incluindo o Brasil, agora será 100% produzida no país. A Fiocruz comemorou a conquista em seu portal, escrevendo que "a Fundação passa a ser a primeira instituição do país capacitada a produzir e distribuir uma vacina Covid-19 100% nacional ao Ministério da Saúde".

"É uma grande conquista para a sociedade brasileira ter uma vacina 100% nacional para a Covid-19 produzida em Bio-Manguinhos/Fiocruz. A pandemia de Covid-19 deixou claro o problema da dependência dos insumos farmacêuticos ativos para a produção de vacinas", enfatizou a presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima.

As primeiras doses do imunizante 100% nacional devem ser entregues ao Ministério da Saúde em fevereiro, reporta a Agência Brasil.

Notícias Relacionadas

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit