Covid-19: novo ministro da Saúde diz que meta é vacinar 1 milhão de pessoas por dia nos próximos meses

Fonte: Wikinotícias

24 de março de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Marcelo Queiroga, que foi empossado ministro da Saúde ontem, disse que o presidente Jair Bolsonaro determinou a ampliação da campanha de vacinação. "As vacinas são a resposta para o fim da pandemia e nós dispomos do Programa Nacional de Imunização (PNI), que é um patrimônio brasileiro, assim como o SUS. Além disso, contamos com a consciência de 95% da população, que deseja ser vacinada e com as 37 mil salas de vacinação espalhadas pelo país", disse, informando que a meta, a curto prazo, é vacinar 1 milhão de pessoas por dia.

Ele também anunciou a criação de uma secretaria especial, que vai "cuidar somente da pandemia" e que deverá trabalhar 24 horas por dia. "A sociedade requer que o Ministério da Saúde (MS) fique de prontidão para dar todas as respostas necessárias", disse.

Queiroga também pediu a "forte parceria" com as instituições científicas. "O Conselho Brasileiro de Medicina, de Enfermagem, de Fisioterapia e demais profissionais da saúde, o MS é a casa de todos os profissionais da saúde. (...) Vamos trazer todos para o MS para vencer esta grave crise sanitária", enfatizou, salientando ainda que a expertise pode ajudar na produção de vacinas, passando a fabricar o IFA (Ingrediente Farmacêutio Ativo) internamente, por exemplo.

O IFA atualmente é importado da China e a entrega já sofreu diversos atrasos, prejudicando a produção das vacinas contra covid-19 pelo Instituto Butantan e pela Fiocruz.

Notícias Relacionadas

Fontes