Covid-19: medicamento Paxlovid, da Pfizer, será testado no Brasil

Fonte: Wikinotícias

9 de novembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O medicamento Paxlovid (PF-07321332; ritonavir), desenvolvido pela Pfizer para tratamento da covid-19, começou a ser testado em 29 centros de pesquisa no Brasil em estudos clínicos de Fase 2 e 3 no dia 3 passado. Para realizar os testes, a empresa recebeu autorização, conforme é praxe, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), além dos Comitês de Ética dos centros de pesquisa participantes.

O estudo será feito com adultos, nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo, e os participantes serão divididos em diferentes grupos:

  1. não vacinados;
  2. vacinados com suspeita e/ou diagnóstico de covid-19 e com baixo risco de desenvolver doença grave;
  3. não vacinados com suspeita e/ou diagnóstico de covid-19 e com alto risco de desenvolver doença grave;
  4. grupo de controle, que tomará placebo.

No dia 5 passado, a farmacêutica havia anunciado que o comprimido havia reduzido em 89% o risco de hospitalizações e mortes por covid-19 em avaliações após estudos iniciais.

O tratamento

O tratamento será feito com duas doses diárias do composto PF-07321332 associado ao ritonavir por cinco dias seguidos, sendo que o ritonavir é usado para aumentar o nível da droga ativa, explicou a Agência Brasil.

Notícias Relacionadas

Fontes