Covid-19: governo do Brasil anuncia 230 milhões de doses de vacinas para julho; número imunizará 50% da população, mas é insuficiente para a imunidade de grupo

Fonte: Wikinotícias

19 de fevereiro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Ministério da Saúde anunciou no dia 17 passado que irá receber e redistribuir 230 milhões de doses de vacinas covid-19 até o final de julho. O número garantiria a imunização de 115 milhões de pessoas, o que significa pouco mais de 50% da população brasileira, até meados de setembro, respeitando-se o tempo entre uma dose e outra - são necessárias duas doses por pessoa para completar a imunização.

No entanto, para atingir a tão desejada imunidade de rebanho, seria necessário, segundo estimativas, vacinar ao menos 70-80% da população, o que deixará o país ainda bem longe da meta mundial de acabar com pandemia de covid-19 o mais rápido possível.

Nos Estados Unidos, por exemplo, no mesmo prazo, o plano é vacinar toda população - a dos grupos permitidos, excluindo-se crianças, por exemplo - uma vez que o presidente Joe Biden assinou contratos com a Pfizer e a Moderna para que cada uma forneça 300 milhões de doses até o final de julho próximo.

Vacinas a serem entregues no Brasil até julho

  • Fiocruz: 112,4 milhões de doses da vacina ChAdOx1
  • Butantan: 77,6 milhões de doses da CoronaVac
  • Precisa Medicamentos: 20 milhões de doses da Covaxin - ainda não liberada no Brasil
  • União Química: 10 milhões de doses da Sputnik V - ainda não liberada no Brasil
  • Covax Facility: 10,6 milhões de doses (de vacinas diversas aprovadas pela OMS)

Notícias Relacionadas

Fonte