Covid-19: Vacinação a passo de caracol em São Tomé e Príncipe
7 de julho de 2021
São Tomé e Príncipe registou nas últimas 24 horas mais seis casos positivos de Covid-19, maior número registado num só dia, nos últimos três meses, dizem as autoridades de saúde.
Enquanto isso o processo de vacinação avança a passo de caracol por falta de vacinas. Até agora o país recebeu 48 mil doses de vacinas, no quadro da iniciativa Covax.
“Desde o início da vacinação, em Março deste ano, até hoje já vacinamos 24.667 pessoas”, disse Solange Barros, responsável do processo de vacinação, sublinhando que deste número, 11.534 já concluíram a imunização com as duas doses da vacina da AstraZeneca.
Nesta altura o Ministério da Saúde de STP está a concluir a administração das 12 mil primeiras dose da segunda fase do processo de vacinação, que tem decorrido “com grande afluência da população”, afirmou Solange Barros
- Potencial risco
Entretanto, com apenas 12 por cento da população, estimada em 200 mil habitantes, vacinada contra a Covid-19, a maior preocupação das autoridades reside na campanha eleitoral em curso no país sem o cumprimento das regras sanitárias.
“Apelamos os candidatos a evitarem aglomerações, porque vamos colocar forças de segurança para que as medidas sejam cumpridas”, avisou Fernando Maquengo, presidente da Comissão Eleitoral Nacional.
Mas no terreno, críticos dizem que pouco é feito para evitar a propagação, apesar do governo ter proibido a realização de comícios.
Fontes
- Covid-19: Vacinação a passo de caracol em São Tomé e Príncipe — Voz da América, 7 de julho de 2021
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |