Saltar para o conteúdo

Covid-19: Vacinação a passo de caracol em São Tomé e Príncipe

Fonte: Wikinotícias

7 de julho de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

São Tomé e Príncipe registou nas últimas 24 horas mais seis casos positivos de Covid-19, maior número registado num só dia, nos últimos três meses, dizem as autoridades de saúde.

Enquanto isso o processo de vacinação avança a passo de caracol por falta de vacinas. Até agora o país recebeu 48 mil doses de vacinas, no quadro da iniciativa Covax.

“Desde o início da vacinação, em Março deste ano, até hoje já vacinamos 24.667 pessoas”, disse Solange Barros, responsável do processo de vacinação, sublinhando que deste número, 11.534 já concluíram a imunização com as duas doses da vacina da AstraZeneca.

Nesta altura o Ministério da Saúde de STP está a concluir a administração das 12 mil primeiras dose da segunda fase do processo de vacinação, que tem decorrido “com grande afluência da população”, afirmou Solange Barros

Potencial risco

Entretanto, com apenas 12 por cento da população, estimada em 200 mil habitantes, vacinada contra a Covid-19, a maior preocupação das autoridades reside na campanha eleitoral em curso no país sem o cumprimento das regras sanitárias.

“Apelamos os candidatos a evitarem aglomerações, porque vamos colocar forças de segurança para que as medidas sejam cumpridas”, avisou Fernando Maquengo, presidente da Comissão Eleitoral Nacional.

Mas no terreno, críticos dizem que pouco é feito para evitar a propagação, apesar do governo ter proibido a realização de comícios.

Fontes