Covid-19: Fundação Wikimedia e OMS lançam parceria para divulgação de informações

Fonte: Wikinotícias

24 de outubro de 2020

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Fundação Wikimedia, a organização sem fins lucrativos que administra a Wikipedia, anunciaram no dia 22 passado um trabalho de colaboração para expandir o acesso do público às informações mais recentes e confiáveis ​​sobre Covid-19.

A colaboração tornará informações confiáveis ​​de saúde pública disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike em um momento em que os países enfrentam o ressurgimento contínuo da Covid e a estabilidade social depende cada vez mais do entendimento comum dos fatos pelo público.

Por meio da colaboração, pessoas em todos os lugares poderão acessar e compartilhar infográficos, vídeos e outros ativos de saúde pública da OMS no Wikimedia Commons, uma biblioteca digital de imagens gratuitas e outros recursos multimídia.

Com esses novos recursos licenciados gratuitamente, os mais de 250.000 editores voluntários da Wikipedia também podem construir e expandir a cobertura sobre a Covid no site , que atualmente oferece mais de 5.200 artigos relacionados ao coronavírus em 175 idiomas. Este conteúdo da OMS também será traduzido para idiomas nacionais e regionais por meio da vasta rede de voluntários globais da Wikipedia.

“O acesso equitativo a informações confiáveis ​​sobre saúde é fundamental para manter as pessoas seguras e informadas durante a pandemia”, disse o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde. “Nossa nova colaboração com a Wikimedia Foundation aumentará o acesso a informações confiáveis ​​sobre saúde da OMS em vários países, idiomas e dispositivos.”

Desde o início da pandemia, a OMS tomou medidas para prevenir um “infodêmico” - definido pela organização como “uma superabundância de informações e a rápida disseminação de notícias, imagens e vídeos enganosos ou fabricados”.

Os editores da Wikipedia também estiveram na linha de frente na prevenção da disseminação de informações incorretas em torno do coronavírus, garantindo que as informações sobre a pandemia sejam baseadas em fontes confiáveis ​​e atualizadas regularmente na Wikipedia.

Ao disponibilizar informações verificadas sobre a pandemia para mais pessoas em um dos recursos de conhecimento mais visitados do mundo, as organizações visam ajudar a conter esta "infodemia" [pandemia de informações] e garantir que todos possam acessar informações críticas de saúde pública.

“O acesso à informação é essencial para comunidades saudáveis ​​e deve ser tratado como tal”, disse Katherine Maher, CEO da Wikimedia Foundation. “Isso fica ainda mais claro em tempos de crises globais de saúde, quando as informações podem ter consequências que mudam vidas. Todas as instituições, de governos a agências internacionais de saúde, órgãos científicos e Wikipedia devem fazer a sua parte para garantir que todos tenham acesso igualitário e confiável ao conhecimento sobre saúde pública, independentemente de onde você more ou do idioma que fale.”

A OMS atuou como a principal agência internacional de saúde, liderando a resposta global ao surto de coronavírus. Desde o início, a OMS tem trabalhado para estabelecer rapidamente a coordenação internacional, ampliar a prontidão e a resposta dos países e acelerar a pesquisa e a inovação. Hoje, à medida que as informações sobre a transmissão e a epidemiologia do vírus evoluem, a OMS continua a fornecer orientações essenciais e recomendações de saúde pública para governos, comunidades e indivíduos em todos os lugares.

Ao mesmo tempo, os editores voluntários da Wikipedia, muitos dos quais são da comunidade médica, têm criado, atualizado e traduzido artigos da Wikipedia com informações de fontes confiáveis ​​sobre a pandemia. Como um dos dez principais sites do mundo, estudos têm mostrado que a Wikipedia é uma das fontes mais frequentemente vistas de informações sobre saúde.

No momento, os leitores podem acessar a série de infográficos "destruidores de mitos" da OMS na Wikimedia Commons. Os infográficos, que se concentram em abordar equívocos comuns sobre COVID-19, também estão disponíveis para os editores da Wikipedia incorporarem aos artigos da Wikipedia.

Nos próximos meses, a Wikimedia Foundation e a OMS continuarão enviando recursos para o Wikimedia Commons e colaborando com os editores voluntários da Wikipedia para entender melhor as lacunas nas necessidades de informação nos artigos da Wikipedia relacionados à Covid e como os recursos da OMS podem ajudar a preencher essas lacunas.

Além disso, sob a licença Creative Commons Attribution-ShareAlike, outras organizações, indivíduos e sites podem compartilhar mais facilmente esses materiais em suas próprias plataformas, sem ter que lidar com restrições de direitos autorais mais rígidas.

Sobre a Organização Mundial da Saúde

A Organização Mundial da Saúde fornece liderança global em saúde pública dentro do sistema das Nações Unidas. Fundada em 1948, a OMS trabalha com 194 Estados Membros, em seis regiões e em mais de 149 escritórios, para promover a saúde, manter o mundo seguro e atender aos vulneráveis. Nossa meta para 2019-2023 é garantir que mais um bilhão de pessoas tenham cobertura universal de saúde, proteger um bilhão de pessoas contra emergências de saúde e fornecer a mais um bilhão de pessoas melhor saúde e bem-estar.

Para atualizações sobre a Covid-19 e conselhos de saúde pública para se proteger do coronavírus, visite www.who.int.

Sobre a Fundação Wikimedia

A Wikimedia Foundation é a organização sem fins lucrativos que opera a Wikipedia e os outros projetos de conhecimento livre da Wikimedia. Nossa visão é um mundo no qual cada ser humano pode compartilhar livremente a soma de todo o conhecimento. Acreditamos que todos têm potencial para contribuir com algo para o nosso conhecimento compartilhado e que todos devem ser capazes de acessar esse conhecimento livremente. Nós hospedamos os projetos da Wikipedia e da Wikimedia, construímos experiências de software para ler, contribuir e compartilhar o conteúdo da Wikimedia, apoiar as comunidades de voluntários e parceiros que tornam a Wikimedia possível e advogar por políticas que permitem que a Wikimedia e o conhecimento livre prosperem. A Wikimedia Foundation é uma organização dos Estados Unidos, isenta de impostos, com escritório em San Francisco, Califórnia.


Fontes


Nota 1: o título original da notícia foi alterado.

Nota 2: a Wikimedia Fondation libera seu conteúdo sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0, que permite copiar e alterar o material, desde que citada a fonte, um link para a licença e as alterações realizadas (ver no rodapéd do website da Fundação).