Covid-19: Fiocruz publica Nota Técnica sobre nova variante do Sars-CoV-2 no Amazonas

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

12 de janeiro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Após o o Ministério da Saúde do Japão divulgar no domingo passado (10/01) que tinha detectado uma nova variante do Sars-Cov-2 em quatro viajantes que haviam estado no Amazonas e alertar o Ministério da Saúde brasileiro, a Fiocruz publicou hoje uma Nota sobre a descoberta. Segundo pesquisadores da Fiocruz Amazônia, trata-se de uma nova cepa da linhagem da B.1.1.28 (a outra que circula no Brasil é a B.1.1.33). Segundo os estudiosos, "os achados apontam que a mutação detectada é um fenômeno recente, provavelmente ocorrido entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021".

De acordo com o comunicado, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM) e o Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM) estão agora conduzindo um levantamento genômico nos vírus encontrados em infectados recentes com o objetivo de detectar como a circulação dessa linhagem está acontecendo no estado.

O surgimento de novas variantes do Sars-CoV-2 que abrigam um número maior de mutações na proteína chamada Spike tem trazido preocupação em todo o mundo, sobretudo após a recente identificação de duas cepas, uma no Reino Unido e outra na África do Sul, enfatiza a Fiocruz.

Leia a Nota Técnica na íntegra aqui.

Notícia Relacionada

Fontes

Compartilhe
essa notícia:
Compartilhar via Email Compartilhe via Facebook Tweet essa reportagem Compartilhe via WhatsApp Compartilhe via Telegram Compartilhe via LinkedIn Compartilhe via Digg.com Compartilhe via Reddit.com