Covid-19: Fiocruz emite nota para desmentir boatos sobre vacina Astrazeneca

Fonte: Wikinotícias

21 de abril de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A vacina da Astrazeneca é largamente usada em todo mundo, inclusive na União Europeia

A Fiocruz emitiu uma nota em 14 de abril para desmentir novos boatos sobre vacina Astrazeneca. "Em razão de informações que vêm circulando nas redes sociais e na imprensa sobre Nota Técnica publicada pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2022, a Fiocruz esclarece que a vacina Covid-19 (recombinante) produzida pela instituição não foi desautorizada ou descontinuada no país", diz a parte inicial do comunicado.

Boatos nas redes sociais voltaram a ligar a vacina a casos de trombose (raros), afirmando que a vacina havia sido descontinuada por causa disto. "O imunizante continua sendo considerado seguro e eficaz tanto pelo Ministério da Saúde, como pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) e segue recomendado pela Organização Mundial da Saúde para pessoas acima de 18 anos", diz a nota ainda.

A vacina foi desenvolvida e comercializada em todo mundo pela empresa anglo-sueca Astrazeneca e até o final do ano passado 170 milhões de doses haviam sido distribuídas e usadas no Brasil.

Em outubro de 2022, a EMA (European Medicines Agency), inclusive, recomendou a conversão da autorização condicional de comercialização da vacina (chamada Vaxzevria na Europa) em uma autorização de comercialização padrão e em fevereiro passado divulgou dados que apoiam o uso do imunizante como dose de reforço.

Notícias Relacionadas

Fontes