Covid-19: Fiocruz Amazônia confirma reinfecção por nova variante do Sars-CoV-2

Fonte: Wikinotícias

21 de janeiro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), pesquisadores do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD-Fiocruz Amazônia) confirmaram o segundo caso de reinfecção no Brasil pelo Sars-CoV-2. A reinfecção se deu numa mulher de Manaus e foi causada pela nova variante do coronavírus identificada no estado, designada B.1.1.28.1 ou P.1.

“A confirmação do caso de reinfecção se deu ao concluirmos o sequenciamento genético das amostras, compararmos a primeira infecção e a segunda, o que mostrou se tratarem de linhagens diferentes. Esse era o último critério que estava faltando para confirmar o caso de reinfecção”, disse o virologista e pesquisador Felipe Naveca

O pesquisador revela que os casos de reinfecção tanto podem ser a consequência de uma imunidade protetora limitada e transitória após a primeira infecção, quanto podem refletir a capacidade do vírus mutante evadir a resposta imunológica anterior.

A nova variante Sars-CoV-2 tem origem na linhagem B.1.1.28, que circula no Amazonas e também foi detectada em viajantes japoneses que tinham passado pelo Amazonas.

Naveca alerta que outras variantes do Sars-CoV-2 circulam no Brasil e outras devem surgir ao longo do tempo, daí a necessidade constante de vigilância de cepas do novo coronavírus para apoiar a saúde no enfrentamento da covid-19.

“Ainda não podemos afirmar qual o papel dessa variante na explosão de casos recentes em Manaus, pois precisamos sequenciar muitas outras amostras para ver a frequência dela atualmente, mas eu acredito que ela seja um dos fatores”, comenta.

O pesquisador lembra ainda que outros fatores podem ter contribuído para o aumento de casos de covid-19 no Amazonas, como a baixa adesão da população a medidas como manter o distanciamento social e usar máscaras.

Notícia Relacionada

Fontes