Covid-19: CDC diminui tempo de isolamento para cinco dias

Fonte: Wikinotícias

28 de dezembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Considerando o que se sabe atualmente sobre a covid-19 e a variante Ômicron, o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) está encurtando o tempo recomendado de isolamento de 10 dias para pessoas com covid-19 para 5 dias, se assintomáticas, seguido por 5 dias de uso de máscara quando o contaminado estiver perto de outras pessoas. A mudança é motivada pelos dados científicos que demonstram que a maior parte da transmissão do SARS-CoV-2 ocorre no início do curso da doença, geralmente 1-2 dias antes do início dos sintomas e 2-3 dias depois. Portanto, as pessoas com teste positivo devem isolar-se por 5 dias e, se assintomáticas neste período, podem deixar o isolamento se puderem continuar a usar máscaras por 5 dias, a fim de minimizar o risco de infectar outras pessoas.

Além disso, o CDC está atualizando o período de quarentena recomendado para aqueles expostos à covid-19 . Para pessoas que não foram vacinadas ou estão há mais de seis meses sem tomar a sua segunda dose de uma vacina de mRNA (ou mais de 2 meses após a vacina J&J) e ainda não receberam a dose reforço, o CDC agora recomenda quarentena por 5 dias seguida pelo uso de máscara estrita por mais 5 dias . Alternativamente, se uma quarentena de 5 dias não for viável, é imperativo que uma pessoa exposta use uma máscara bem ajustada em todos os momentos quando estiver perto de outras pessoas por 10 dias após a exposição. Os indivíduos que receberam a vacina de reforço não precisam entrar em quarentena após a exposição, mas devem usar máscara por 10 dias após a exposição. Para todos os expostos, a melhor prática também incluiria um teste para SARS-CoV-2 no dia 5 após a exposição. Se ocorrerem sintomas, os indivíduos devem ficar imediatamente em quarentena até que um teste negativo confirme que os sintomas não são de covid-19.

O isolamento está relacionado ao comportamento após uma infecção confirmada. O isolamento por 5 dias, seguido do uso de uma máscara bem ajustada, minimizará o risco de transmissão do vírus. Quarentena se refere ao tempo após a exposição ao vírus ou contato próximo com alguém conhecido por ter covid-19. Ambas as atualizações vêm à medida que a variante Ômicron continua a se espalhar pelos Estados Unidos e reflete o conhecimento atual sobre quando e por quanto tempo uma pessoa pode ser infectada.

Dados da África do Sul e do Reino Unido demonstram que a eficácia de duas doses de uma vacina de mRNA é de aproximadamente 35%. Uma dose de reforço aumenta a eficácia para 75%. A vacinação diminui o risco de covid-19 grave, hospitalização e morte. O CDC incentiva fortemente a vacinação de todas as pessoas com 5 anos ou mais e a aplicação de doses de reforço para todas as pessoas com 16 anos ou mais. A vacinação é a melhor forma de se proteger e reduzir o impacto da covid-19.

Rochelle Walensky, diretora do CDC, disse: “a variante Ômicron está se espalhando rapidamente e tem potencial para impactar todos os setores da nossa sociedade. As recomendações atualizadas do CDC para isolamento e quarentena equilibram o que sabemos sobre a disseminação do vírus e a proteção fornecida pela vacinação e doses de reforço. Essas atualizações garantem que as pessoas possam continuar com segurança suas vidas diárias. A prevenção é a nossa melhor opção: ser vacinado, receber a dose de reforço, usar máscara em ambientes públicos fechados em áreas com alta transmissão e fazer um teste antes de se reunir".

Notícias Relacionadas

Fontes