Covid-19: Brasil terá comitê para gerenciar pandemia, decidem os Três Poderes
24 de março de 2021
Os chefes do Executivo, do Legislativo, do Judiciário, do Ministério da Saúde anunciaram no final desta manhã, após uma reunião, a criação de um comitê para estabelecer os rumos do combate à pandemia de covid-19 no Brasil. Outros ministros e sete governadores aliados do presidente Jair Bolsonaro também participaram do encontro.
A nova estratégia, que deverá ser liderada por Bolsonaro, envolverá a ação coordenada, a união de esforços e o discurso único de combate à pandemia.
“Vamos desarmar os espíritos e tratar como um problema de todos nós, que nos compete enquanto representantes da população, para falar uma língua só, com acompanhamento diário e responsabilidade da informação, para que toda nossa população tenha assistência e para que possamos ter rumo. Seremos coordenados sob a supervisão do presidente da República e teremos um único discurso e uma única orientação nacional conduzido pelo ministério”, disse o presidente da Câmara de Deputados, Arthur Lira.
"Essa reunião é a expressão pura do que a sociedade espera dos homens públicos. Significa um pacto liderado por quem a sociedade espera que lidere, que é o presidente Jair Bolsonaro", expressou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Bolsonaro à frente do grupo de trabalho
Bolsonaro, que causou diversas polêmicas durante a pandemia, como provocar aglomerações sem usar máscara, dizer que não tomaria vacina, chamar a vacina CoronaVac de VaChina (por ser desenvolvida na China), defender o uso de medicamentos sem eficácia contra a doença, como a cloroquina e a ivermectina, e ser contra os decretos de lockdowns parciais nos estados, tanto que chegou a abrir ações no STF contra os governadores da Bahia, do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul, ações cujo prosseguimento foi negado, foi assim alçado, pelo Congresso, à liderança da nova estratégia de combate à covid-19 no país.
A decisão dos Três Poderes vem um dia após o presidente enaltecer em cadeia nacional o trabalho do Governo Federal no gerenciamento da crise.
A Folha de São Paulo chamou as falas de Bolsonaro durante o pronunciamento ontem de "mentiras e distorções".
Notícias Relacionadas
- Em nova polêmica, Bolsonaro disse que queria bater em repórter
- Covid-19: Trump e Bolsonaro se envolvem em polêmicas devido a vacina
Fontes
- Relembre as frases polêmicas de Bolsonaro sobre a pandemia, Terra, 28 de dezembro de 2020.
- Pandemia: ministro Marco Aurélio rejeita trâmite de ação de Bolsonaro contra decretos de restrição, STF, 23 de março de 2021.
- Lira se reúne com presidentes de outros Poderes e defende ação coordenada de combate à pandemia, Agência Câmara de Notícias, 24 de março de 2021.
- Covid-19: Pacheco anuncia comitê e fala em pacto nacional liderado pelo Executivo, Agência Senado, 24 de março de 2021.
- Vídeo expõe mentiras e distorções de Bolsonaro em pronunciamento; assista, Folha de São Paulo, 24 de março de 2021.
- Bolsonaro discute pandemia com Lira, Pacheco, Fux e governadores aliados, Congresso em Foco, 24 de março de 2021.
Esta página está arquivada e não é mais editável. |