Covid-19: Brasil tem queda de 85% nas infecções de junho a novembro

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.

Wikinews waves Left.svgExclusivoWikinews waves Right.svg

8 de dezembro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

Em meio às discussões ontem na Câmara de Deputados sobre a exigência do passaporte vacinal para viajantes que entram no Brasil para diminuir a transmissão do Sars-Cov-2, a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) declarou ser contra a medida por acreditar que o passaporte não impede a transmissão do vírus.

Sua visão foi corroborada pelo médico e presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social, Francisco Cardoso Alves, que disse que o passaporte não funciona porque estudos comprovam que as vacinas não são eficazes contra a transmissão, mas, sim, contra a ocorrência da doença. “Todos esses estudos, até os slides da Coronavac apresentados na Anvisa, não mostram redução de transmissão da doença entre vacinados e não vacinados. O que eles mostram como eficácia é a redução da incidência e isso é muito diferente de transmissão”, afirmou.

No entanto, se entre maio e junho cerca de 65 mil novos casos de covid-19 eram reportados todo dia no Brasil, este número caiu a cada mês com o avanço da vacinação, estando em torno de 10 mil atualmente (a média móvel de novos casos ontem estava em 9.038), o que contradiz Zambelli e Alves.

Em seu último boletim, os pesquisadores da Fiocruz também apontaram a importância das vacinas para conter a transmissão do vírus. "A nova edição do Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgada nesta quinta-feira (2/12), aponta para uma tendência de estabilização dos principais indicadores da transmissão da covid-19. De acordo com os pesquisadores do Observatório, esses números mostram os bons resultados que o Brasil vem obtendo com a campanha de vacinação", reporta a Agência Fiocruz de Notícias.

Casos em queda

Com o avanço da vacinação para os grupos não-prioritários - pessoas abaixo dos 60 anos de idade e sem comorbidades - em junho passado, o Brasil viu os novos casos de covid-19 despencarem a cada mês, sendo que de junho a novembro houve uma queda de ~86% nas transmissões - o total de casos de novembro representa ~14% do total reportado em junho.

Mês Total de casos Mês Total de casos
Maio 1.886.543 Setembro 650.203
Junho 2.011.587 Outubro 383.782
Julho 1.360.714 Novembro 283.604
Agosto 859.015

Notícias Relacionadas

Fontes


Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit