Covid-19: Brasil tem queda de 85% nas infecções de junho a novembro

Fonte: Wikinotícias

Exclusivo

8 de dezembro de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em meio às discussões ontem na Câmara de Deputados sobre a exigência do passaporte vacinal para viajantes que entram no Brasil para diminuir a transmissão do Sars-Cov-2, a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) declarou ser contra a medida por acreditar que o passaporte não impede a transmissão do vírus.

Sua visão foi corroborada pelo médico e presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social, Francisco Cardoso Alves, que disse que o passaporte não funciona porque estudos comprovam que as vacinas não são eficazes contra a transmissão, mas, sim, contra a ocorrência da doença. “Todos esses estudos, até os slides da Coronavac apresentados na Anvisa, não mostram redução de transmissão da doença entre vacinados e não vacinados. O que eles mostram como eficácia é a redução da incidência e isso é muito diferente de transmissão”, afirmou.

No entanto, se entre maio e junho cerca de 65 mil novos casos de covid-19 eram reportados todo dia no Brasil, este número caiu a cada mês com o avanço da vacinação, estando em torno de 10 mil atualmente (a média móvel de novos casos ontem estava em 9.038), o que contradiz Zambelli e Alves.

Em seu último boletim, os pesquisadores da Fiocruz também apontaram a importância das vacinas para conter a transmissão do vírus. "A nova edição do Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz, divulgada nesta quinta-feira (2/12), aponta para uma tendência de estabilização dos principais indicadores da transmissão da covid-19. De acordo com os pesquisadores do Observatório, esses números mostram os bons resultados que o Brasil vem obtendo com a campanha de vacinação", reporta a Agência Fiocruz de Notícias.

Casos em queda

Com o avanço da vacinação para os grupos não-prioritários - pessoas abaixo dos 60 anos de idade e sem comorbidades - em junho passado, o Brasil viu os novos casos de covid-19 despencarem a cada mês, sendo que de junho a novembro houve uma queda de ~86% nas transmissões - o total de casos de novembro representa ~14% do total reportado em junho.

Mês Total de casos Mês Total de casos
Maio 1.886.543 Setembro 650.203
Junho 2.011.587 Outubro 383.782
Julho 1.360.714 Novembro 283.604
Agosto 859.015

Notícias Relacionadas

Fontes