Covid-19: Anvisa nega liberação da CoronaVac para uso no público infanto-juvenil

Fonte: Wikinotícias

19 de agosto de 2021

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou ontem que não liberaria a vacina contra covid-19 CoronaVac para uso emergencial em crianças a partir de 3 anos e adolescentes. Como justificativa, a Agência comunicou que o Instituto Butantan, que envaza a vacina da Sinovac no Brasil, não havia entregue todos os dados para que os especialistas pudessem avaliar a eficácia do imunizante neste público.

"Com as informações apresentadas pelo Butantan no pedido em questão, não foi possível concluir sobre a eficácia e a segurança da vacina nessa faixa etária. Os dados de imunogenicidade deixam incertezas sobre a duração da proteção conferida pelo imunizante", enfatizou a Agência em seu website.

A Anvisa, no entanto, fez questão de enfatizar que em adultos o uso da vacina "continua favorável". "O uso da CoronaVac tem contribuído para a diminuição dos danos da pandemia, favorecendo a redução significativa da hospitalização e dos óbitos da população imunizada", disse a diretora Meiruze Freitas durante uma reunião da Diretoria Colegiada (Dicol).

O pedido

O Instituto Butantan havia pedido a liberação para o uso no público infanto-juvenil no dia 30 passado, após o imunizante passar por testes com crianças e adolescentes na China.

À época, a Anvisa explicou que, “para incluir novos públicos na bula, o laboratório precisa conduzir estudos que demonstrem a relação de segurança e eficácia para determinada faixa etária. Esses estudos podem ser conduzidos no Brasil ou em outros países”.

Notícias Relacionadas

Fontes