Covid-19: Anvisa autoriza pedido de oxigênio medicinal a 95%
15 de janeiro de 2021
A Anvisa informa que, na tarde de ontem (14/1), autorizou o pedido da empresa White Martins Gases Industriais do Norte Ltda para produzir e distribuir oxigênio medicinal a 95% de teor (em vez de 99%) nas unidades da Rede Estadual de Saúde do Amazonas.
Conforme solicitado, a medida valerá pelo prazo de 180 dias. Nesse sentido, a Anvisa esclarece ainda que o deferimento do pedido foi enviado tanto para a referida empresa quanto ao secretário de saúde do estado.
Nesse caso, a Agência colocou duas condições:
- Providenciar para que os profissionais e serviços de saúde sejam informados sobre a correta pureza do produto de cada cilindro (95% e não 99%). De acordo com a empresa responsável pela produção de oxigênio medicinal, a flexibilização do nível de pureza vai permitir o aumento da capacidade de fabricação.
- Cessar a prática assim que a situação for normalizada.
Por fim, a Anvisa reafirma o compromisso com a saúde pública no enfrentamento da pandemia provocada pelo novo coronavírus.
De acordo com a empresa, a flexibilização do nível de pureza vai permitir ao aumento da capacidade de produção da empresa. Nas informações enviadas à Anvisa, a empresa estimou um aumento na produção de 200 cilindros de oxigênio por dia com a autorização.
Para autorizar a flexibilizaçao, a Anvisa analisou as informações sobre o processo de obtenção do oxigênio pela empresa e seus controles. A identificação correta dos cilindros com oxigênio 95% é fundamental para orientar os profissionais nos serviços de saúde sobre a correta concentração, especialmente nos centros cirúrgicos
Destaca-se ainda a atuação conjunta da Agência com a Procuradoria-Geral da República, as Forças Armadas, o Ministério da Saúde, outros órgãos e a empresa White Martins para a chegada dos itens em Manaus, no Amazonas.
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Notícia Relacionada
Fonte
- Anvisa autoriza pedido de oxigênio medicinal, Anvisa, 15 de janeiro de 2021.
![]() | A Anvisa permite "copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial" — desde que citada a fonte e o link — sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|