Covid-19: 83% da população adulta de São Paulo já tem esquema vacinal completo

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

19 de outubro de 2021

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

O governo de São Paulo anunciou ontem que mais de 83% da população adulta já tem esquema vacinal contra a covid-19 completo. No total, mais de 68,4 milhões de doses de vacinas já foram aplicadas no estado.

Além disto, para ampliar ainda mais a cobertura vacinal, o governo também anunciou que o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer em adultos cairá de 8 semanas para 21 dias. Adolescentes entre 12 e 18 anos, no entanto, ainda seguirão o esquema vacinal de 8 semanas, mas este prazo também poderá ser alterado se mais mais doses de Pfizer forem disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

Este mês também segue a vacinação com a dose de reforço - 3ª dose - para profissionais da área da saúde e idosos a partir dos 60 anos de idade.

Boletim epidemiológico

São Paulo é o estado mais atingido no Brasil pela pandemia, totalizando, até ontem, 4.390.006 casos e 151.129 óbitos pela doença.

O Boletim Epidemiológico de ontem também traz dados como o de que 72,5% dos que faleceram de covid-19 no estado tinham comorbidades, ou seja, alguma doença pré-existente. Entre os falecidos com comorbidades, 58,1% tinham doenças do coração e 42% tinham diabetes - as duas doenças prevalentes.

Entre as crianças menores de 1 ano que faleceram, o Boletim mostra que não há grande diferença em quem tinha comorbidades ou não: 37 não tinham doenças pré-existentes e 44 tinham. A partir de 1 ano de idade, no entanto, a cada 3 mortes, 2 praticamente correspondem a pessoas com doenças crônicas existentes. Nas faixas etárias a partir dos 70 anos esta proporção é ainda maior, chegando, praticamente, a 5 falecidos entre idosos com comorbidades para cada idoso sem doença anterior que faleceu.

Gestante ou puérperas correspondem a 0,3% dos paulistas falecidos - número que chega, portanto, a cerca de 151.

Notícias Relacionadas

Fontes


Compartilhe
essa notícia:
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit