Coreia do Sul: novo presidente promete abordar “severamente” as provocações norte-coreanas

Fonte: Wikinotícias

11 de março de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em sua primeira entrevista coletiva na quinta-feira como presidente eleito, Yoon prometeu abordar “severamente” as provocações norte-coreanas, mas insistiu que está aberto ao diálogo com Pyongyang.

Parece cada vez mais que o diálogo não acontecerá tão cedo. Até agora este ano, a Coreia do Norte lançou 13 mísseis durante nove rodadas de lançamentos. Os testes são vistos como parte de um esforço para trabalhar sistematicamente através de uma lista de desejos de armas estratégicas estabelecidas por Kim no ano passado.

“A estratégia da Coreia do Norte por enquanto, independentemente do resultado das eleições presidenciais sul-coreanas, é focar na sobrevivência econômica e fazer o máximo progresso possível em seu plano de desenvolvimento de defesa de cinco anos até que esteja pronto para retornar às negociações com Coreia do Sul e os EUA”, disse Rachel Minyoung Lee, especialista em Coreia do Stimson Center, sediada em Seul.

Agora parece um momento especialmente oportuno para a Coreia do Norte se concentrar nesse plano de desenvolvimento de armas, disse Lee. Não só a Coreia do Sul está passando por uma transição de liderança, como a atenção diplomática dos EUA está focada na guerra da Rússia na Ucrânia. A deterioração dos laços de Washington com Pequim e Moscou também pode influenciar, acrescentou.

“Essa dinâmica torna extremamente difícil para a comunidade internacional apresentar uma resposta coordenada à Coreia do Norte, que Kim Jong Un quase certamente entende e usará a seu favor”, disse Lee.

Alinhamento mais próximo com os EUA

Yoon sucederá o presidente sul-coreano Moon Jae-in, um ex-advogado de direitos humanos de esquerda que buscou incansavelmente a diplomacia com a Coreia do Norte, mesmo em meio a rejeições e insultos do Norte.

Yoon chamou o alcance de Moon de “fracasso completo”. Em vez disso, ele sinalizou que priorizará a “desnuclearização completa e verificável” da Coreia do Norte – uma posição que provavelmente o alinhará mais com o presidente dos EUA, Joe Biden.

A eleição de Yoon provavelmente permitirá que a Casa Branca de Biden “articule sua política para a Coreia do Norte com mais clareza, sem temer atritos com Seul”, disse Go Myong-hyon, pesquisador do Instituto Asan de Estudos Políticos de Seul.

Sob Moon, os Estados Unidos e a Coreia do Sul às vezes lutavam para alinhar suas posições em relação ao Norte. Esse foi especialmente o caso quando se tratou do pedido de Moon por uma declaração de fim de guerra com a Coreia do Norte, que muitos nos Estados Unidos consideraram prematuro.

Autoridades dos EUA também fizeram críticas mais discretas após os lançamentos de mísseis norte-coreanos, em comparação com suas respostas no período anterior do governo de Kim Jong.

“O governo Biden poderá ser mais franco em seus comentários públicos (sobre a Coreia do Norte) se julgar necessário, porque o governo de Yoon vai querer denunciar as violações e provocações norte-coreanas como elas são e responder na mesma moeda”, disse Duyeon Kim, um Especialista em Coreia do Center for a New American Security.

Muitos analistas preveem que Yoon provavelmente apoiará a restauração de exercícios militares conjuntos em larga escala envolvendo os militares sul-coreanos e norte-americanos. Os exercícios foram reduzidos para apoiar a diplomacia com Pyongyang e por causa da pandemia de coronavírus.

Yoon também disse que apoia a implantação de uma segunda bateria de defesa antimísseis dos EUA, conhecida como THAAD, que se destina a se defender contra mísseis norte-coreanos.

“Em suma, este é um bom resultado da perspectiva de Washington”, disse Ben Engel, professor de pesquisa do Instituto de Assuntos Internacionais da Universidade Nacional de Seul.

“Yoon tem consistentemente assumido posições que estão alinhadas com a política externa dos EUA, seja adotando uma linha dura com a China ou lançando a ideia de implantações adicionais do THAAD. Parece provável que a participação [sul coreana] em locais multilaterais como o Quad seja mais provável. E Yoon prometeu tentar melhorar as relações com o Japão, o que é do interesse dos EUA”, disse Engel.

Fontes