Coreia do Norte dispara outro míssil; Sul recupera restos de lançamento anterior
10 de novembro de 2022
A Coreia do Norte lançou outro míssil balístico na quarta-feira, desta vez um míssil de curto alcance que teria permanecido no ar por menos de 5 minutos antes de cair no mar na costa leste da península coreana, disseram militares sul-coreanos.
De acordo com o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul, o míssil foi disparado da área de Sukchon, um pouco ao norte de Pyongyang.
Na semana passada, a Coreia do Norte lançou 34 mísseis balísticos, alguns dos quais soaram alertas e alarmes de ataque aéreo na Coreia do Sul e no Japão.
Fragmentos de um desses míssil, que caiu perto das águas sul-coreanas, foram posteriormente recuperados pela marinha sul-coreana usando um veículo submarino operado remotamente.
O Ministério da Defesa da Coreia do Sul divulgou fotos dos fragmentos na quarta-feira, vários deles com inscrições em russo.
Autoridades sul-coreanas disseram que os fragmentos parecem compartilhar características com um míssil terra-ar SA-5 projetado pelos soviéticos. A Rússia usou recentemente um míssil semelhante no conflito da Ucrânia, disseram as autoridades.
Pyongyang afirma que os mísseis lançados na semana passada foram em resposta a exercícios militares entre os EUA e a Coreia do Sul, mas, embora os exercícios tenham terminado no sábado, a Coreia do Norte disse na segunda-feira que continuará respondendo com medidas "resolutas e esmagadoras".
A Coreia do Norte, no entanto, parece relutante em desistir de suas armas nucleares e em setembro aprovou uma lei reafirmando seu status nuclear, enquanto o líder Kim Jong Un prometeu que não eram negociáveis.
Fontes
- ((es)) William Gallo. Corea del Norte dispara otro misil, el Sur recupera restos del lanzamiento anterior — Voz da América, 10 de novembro de 2022
Esta página está arquivada e não é mais editável. |