Conversas entre Japão e Filipinas se concentram no fortalecimento da cooperação em defesa
9 de abril de 2022
Japão e Filipinas concordaram no sábado em considerar uma maior expansão da cooperação de defesa em meio a tensões regionais e a invasão da Ucrânia pela Rússia. A reunião em Tóquio entre os ministros das Relações Exteriores e da Defesa dos dois países asiáticos foi a primeira em formato “2+2.”
O ministro das Relações Exteriores do Japão, Yoshimasa Hayashi, disse após a reunião que os dois países considerariam fortalecer as atividades cooperativas e compartilhar suprimentos.
O Japão e as Filipinas assinaram um acordo em janeiro de 2015 com o objetivo de estreitar os laços de defesa, e os dois lados realizaram quase 20 exercícios navais conjuntos desde então. Em 2021, os dois países também realizaram exercícios conjuntos da Força Aérea.
O Japão também entregou às Filipinas equipamentos tecnológicos e de defesa que podem ajudar as Filipinas a intensificar as patrulhas no Mar do Sul da China. As Filipinas e a China têm uma disputa territorial no Mar da China Meridional.
O ministro da Defesa japonês, Nobuo Kishi, o ministro das Relações Exteriores das Filipinas, Locsin, e o secretário de Defesa das Filipinas, Delfin Lorenzana, também participaram da reunião.
Os ministros da Defesa dos dois países se reuniram na quinta-feira e concordaram em fortalecer ainda mais a cooperação em segurança por meio da realização de exercícios conjuntos.
Fontes
- ((zh)) 日本和菲律宾首次 “2+2”会谈着眼于加强防务合作 — Voz da América, 9 de abril de 2022
Esta página está arquivada e não é mais editável. |