Dois helicópteros da Marinha do Japão caem no oceano deixando um morto e sete desaparecidos
21 de abril de 2024
O Ministério da Defesa do Japão diz que dois de seus helicópteros da Força de Autodefesa Marítima parecem ter caído na noite de sábado durante o treinamento noturno nas Ilhas Izu, no Oceano Pacífico.
Um dos oito ocupantes foi confirmado como morto, enquanto as forças de autodefesa continuam a procurar os sete restantes.
Segundo as autoridades, acredita-se que ambas as aeronaves, cada uma transportando quatro pessoas a bordo, tenham caído.
Falando a jornalistas, o Ministro da Defesa, Kihara Minoru, disse que acredita-se que a aeronave tenha caído, uma vez que partes da aeronave foram confirmadas no mar.
Funcionários do Ministério dizem que a comunicação com um dos helicópteros foi perdida na Ilha de Torishima por volta das 10h38 e, um minuto depois, um sinal de emergência foi recebido desta aeronave.
Dizem que cerca de 25 minutos depois disso, por volta das 11h04, perceberam que a comunicação com as outras aeronaves também estava perdida na mesma área.
Os helicópteros SH-60k são principalmente estacionados e operados a partir de destróieres. As duas aeronaves estavam envolvidas em treinamento noturno para procurar submarinos.
A MSDF diz que não havia outras aeronaves nem navios em águas próximas, e o envolvimento de outro país no incidente é improvável.
Fontes
[editar | editar código-fonte]- ((en)) 2 Japan's MSDF helicopters crash, leaving 7 missing — NHK World Japan Website, 20 de abril de 2024
- ((pt)) Da Reuters. Helicópteros militares do Japão caem após possível colisão no ar; um tripulante morreu — CNN Brasil, 21 de abril de 2024