Controlo do poder legislativo em jogo nos Estados Unidos
Americanos escolhem deputados, senadores e governadores
6 de novembro de 2018
Os americanos escolhem nesta terça-feira (6) todos os deputados, um terço de senadores e quase 75 por cento de governadores, num acto que analistas consideram ser um referendo à Administração Donald Trump, enquanto republicanos dizem ser de defesa do Presidente.
O grande debate centra-se em torno do controlo o poder legislativo, actualmente nas mãos dos republicanos.
As eleições intercalares, ou legislativas, são tradicionalmente consideradas um teste ao Presidente em exercício e na maioria das vezes, são ganhas pela oposição.
Os democratas apostam todas as suas fichas em ganhar o controlo do Congresso, tanto a Câmara dos Deputados como o Senado, mas as sondagens apontam para uma vitória na Câmara, enquanto o Senado deve ficar com os republicanos.
Das 35 cadeiras em jogo no Senado, apenas nove pertencem a republicanos, enquanto das 26 ocupadas actualmente por senadores democratas, nove representam Estados onde Donald Trump ganhou em 2016.
A campanha esteve marcada por dois violentos incidentes: o envio de pacotes com explosivos a proeminentes líderes democratas e o massacre numa sinagoga em Pittsburgh, onde morreram 11 pessoas.
Nota de realce é o número elevado de eleitores que participaram na votação antecipada, que duplicou e houve Estados em que essa percentagem foi ainda maior.
Observadores consideram que este factor evidencia a importância dessas eleições e revela uma participação maior de jovens, o que aumenta a incerteza dos resultados.
Fontes
- VOA Português. Controlo do poder legislativo em jogo nos Estados Unidos — Voz da América, 6 de novembro de 2018
Conforme os termos de uso "todo o material de texto, áudio e vídeo produzido exclusivamente pela Voz da América é de domínio público". A licença não se aplica a materiais de terceiros divulgados pela VOA. |
Esta página está arquivada e não é mais editável. |