Congresso do Peru destitui o presidente Castillo

Fonte: Wikinotícias

7 de dezembro de 2022

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

O Congresso peruano aprovou no início da tarde desta quarta-feira a vacância constitucional contra o presidente Pedro Castillo, em votação que teve 101 votos a favor da medida.

A decisão ocorreu pouco depois de Castillo anunciar pela manhã a dissolução do Congresso, num momento em que enfrenta diversas acusações por atos de corrupção.

Durante o plenário, a vice-presidente Dina Boluarte, cuja posse ainda estava por vir, também rejeitou a decisão de Castillo de suspender o Congresso.

“Rejeito a decisão de Pedro Castillo de perpetrar a quebra da ordem constitucional com o fechamento do Congresso. É um golpe de Estado que agrava a crise política e institucional que a sociedade peruana terá que superar com o estrito cumprimento da lei", afirmou Boluarte.

Poucas horas depois, Boluarte assumiu a chefia do Estado, anunciando a convocação de eleições legislativas e a reorganização do Judiciário, da Procuradoria-Geral da República e do Tribunal Constitucional.

"A partir deste momento e até 27 de julho de 2026, defenderei a soberania nacional, a idoneidade física e moral da República e a independência das instituições democráticas, cumprirei e farei cumprir a Constituição e as leis do Peru, reconhecerei a liberdade de culto e a formação plural e moral dos peruanos", disse Boluarte no momento da posse perante José Williams, chefe do Parlamento.

Fontes