Congresso do Peru adia debate sobre eleições antecipadas

Fonte: Wikinotícias

31 de janeiro de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Os legisladores no Peru adiaram o debate sobre uma proposta da presidente Dina Boularte, em apuros, para agendar eleições gerais para o final deste ano.

O Congresso estava programado para debater a proposta na segunda-feira, mas a legislatura divulgou uma declaração de que o debate foi adiado para terça-feira.

Uma proposta para mudar as eleições marcadas para 2026 para abril de 2024 atraiu cada vez mais apoio no Congresso, mas a presidente Boularte está pressionando os legisladores a aprovarem sua proposta a fim de conter a agitação em massa provocada pela deposição de seu antecessor, Pedro Castillo, em dezembro passado.

Boularte disse no domingo que se sua proposta for rejeitada, ela proporá uma reforma na constituição do Peru para realizar as eleições em outubro.

Os protestos levaram a bloqueios de ruas que causaram escassez de alimentos, combustível e outros suprimentos básicos em todo o Peru. Mais de 40 pessoas morreram como resultado das manifestações, incluindo um manifestante que morreu na capital, Lima, no sábado, depois de receber o que as autoridades disseram ser um golpe na cabeça.

Fontes