Conferência climática em Bali foi concluída; mas as opiniões divergem
17 de dezembro de 2007
A conferência climática em Bali, que iniciou há duas semanas atrás foi concluída nesse sábado. Os acordos chegaram a uma coisa denominada de "caminho de Bali", pois as opiniões foram muito divergentes sobre as causas de efeitos climáticos do mundo e da região, ale da aceitação dos termos impostos nele.
Os estudos mostram que alterações maiores da temperatura global ocorrerão em 2009 e após o ano de 2012. Este acordo inclui também ajustes nos países industrializados para deter e/ou retardar essas mudanças, tais como: a redução e de gases estufa, dióxido de carbono, etc.
Enquanto a União Européia deseja fazer uma redução de 25 a 40% da emissão de gases estufas, e reduzir um pouco a industrialização até 2020essa idéia está sendo oposta pelos Estados Unidos e outras nações, porque disseram que eles não estavam incluídos no “tratado”, sendo que o acordo apenas valia para os países membros da UNFCCC.o acordo também incluiria nações quer fazem parte do protocolo de Kioto, além das que não fazem (como os Estados Unidos).
Fontes
* Bali climate talks back from the brink, but substance missing— Greenpeace, 15 de dezembro de 2007
* Secretary-General Ban welcomes climate change breakthrough in Bali— UN, 15 de dezembro de 2007
* EU welcomes agreement to launch formal negotiations on a global climate regime for post-2012— European Commission, 15 de dezembro de 2007
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|