Condoleezza Rice visita o Brasil, em giro pela América do Sul

Origem: Wikinotícias, a fonte de notícias livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, durante encontro no Palácio do Planalto. Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr

13 de março de 2008

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, têm encontro hoje (13), ao meio-dia, com a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice. De acordo com a agenda, o principal assunto será a cooperação na área de biocombustíveis, como desdobramento dos acordos assinados pelos presidentes dos dois países.

A paz no Oriente Médio é outro assunto a ser tratado. Temas regionais também entrarão na pauta do encontro de Lula com Condoleezza.

Antes, às 11h, Brasil e Estados Unidos firmam, no Palácio do Itamaraty, protocolo para a realização de um Plano de Ação Conjunto para a Eliminação da Discriminação Étnico-Racial e a Promoção da Igualdade. O documento será assinado pelo ministro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Edson Santos, e pela secretária norte-americana.

Segundo a assesoria de comunicação da Seppir, o convênio trata da melhoria e ampliação de programa de intercâmbio entre alunos brasileiros e universidades “historicamente negras” dos Estados Unidos, como as de Chicago e Columbia, chamadas assim por estarem entre as primeiras a abrir vagas para negros no país.

Rice ainda visitará a cidade de Salvador, no Brasil e depois irá para o Chile, onde se reunirá com a presidente Michelle Bachelet. A Argentina ficou de fora deste giro.


Fontes