Computadores de Reyes vinculam Senadora Piedad Córdoba com as FARC

Fonte: Wikinotícias

26 de abril de 2008

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Segundo informação divulgada pela imprensa colombiana, documentos contidos nos computadores de Raúl Reys vinculam a senadora Piedad Córdoba ás FARC.

Os computadores foram descobertos em meados de março depois do ataque do Exército da Colômbia contra um acampamento das FARC no Equador. No incidente, morreu o líder guerrilheiro Raúl Reyes, considerado o segundo na escala de comando da organização marxista. Desde que foram apreendidos, os equipamentos estão sendo analisados por autoridades colombianas e da Interpol.

Conforme informou a Rádio Caracol, a senadora manteve pelo menos desde 2003 uma troca contínua de cartas com o comando das FARC. Os documentos encontrados nos computadores indicam que a senadora era conhecida pela narcoguerrilha pela alcunha de "Teodora Bolívar".

Numa dos emails um guerrilheiro que se identificou como "César" disse que Piedad Córdoba aprovava integralmente a plataforma política das FARC, ainda que não a luta armada.

Numa outra carta Reyes fala sobre a possibilidade de Piedad Córdoba liderar um governo de transição que precederia a tomada de poder pelas FARC.

Num email datado de 5 de agosto de 2004, o narcoguerrilheiro José Luis e Padre Olivério (ou "el cura Camilo", que vive atualmente no Brasil) combinavam a participação de Piedad num evento a ser realizado em território brasileiro.

Em outro email Raúl Reyes informa o secretariado que a Senadora Piedad Córdoba recebeu 100 milhões de pesos de Hugo Chávez para obras sociais no departamento da senadora. O mesmo email avalia a possibilidade de Chavez enviar outros 250 milhões a fim de realizar um plano.

Outro email fala da necessidade de enviar personalidades à Argentina, Brasil, Chile e Uruguai a fim de participar do evento Voces por Colombia, organizado pela senadora.

Além da senadora, outros políticos são citados nos emails. Num email datado de novembro de 2003 a guerrilheira Nubia Calderón ("Esperanza" ou "Ana Maria") avisa Reyes que está tudo organizado para uma reunião: "Temos o hotel organizado onde chegarão Jaime Caicedo, do Partida Comunista e Cedano; também vem com eles Horacio Duque". O email ainda diz que pessoas do Equador arrumaram um carro da prefeitura a fim de evitar passar pela fiscalização do exército.

A Justiça colombiana já solicitou cópias dos documentos para avaliar se deve iniciar uma investigação sobre a senadora e outros políticos. As autoridades estão aguardando a liberação pela Interpol.

A senadora Pieadad Córdoba disse que seus contatos com as FARC são públicos e motivados pela troca de reféns e que o Presidente Álvaro Uribe deseja apenas criar uma cortina de fumaça para a crise da parapolítica.

Notícia relacionada

Fontes