Comissão de Relações Exteriores do Senado dos EUA aprova nomeação de Goldberg para embaixador na Coreia do Sul

Fonte: Wikinotícias

4 de maio de 2022

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit
Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

Em uma sessão plenária no dia 4, o Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA aprovou uma proposta para ratificar os principais indicados, incluindo o indicado para embaixador dos EUA na Coreia, Philip Goldberg.

O Comitê de Relações Exteriores do Senado twittou que a notícia era "crítica para o avanço da segurança nacional dos EUA e dos interesses de política externa".

O projeto de ratificação aprovado neste dia foi transferido para o plenário do Senado, restando agora apenas a votação do Senado, que é o processo de aprovação final.

O líder da minoria no Senado, Chuck Schumer, do Partido Democrata no poder, decide a deliberação, o método de votação e o momento da sessão plenária.

Se o plenário do Senado também obtiver maioria a favor, o processo de aprovação é concluído com notificação ao Presidente.

Goldberg foi oficialmente nomeado embaixador dos EUA na Coreia em meados de fevereiro.

O indicado Goldberg, que atualmente atua como embaixador dos EUA na Colômbia, é um especialista em sanções da Coreia do Norte que atuou como coordenador de aplicação de sanções do Departamento de Estado da ONU de 2009 a 2010 durante o governo Obama.

O indicado Goldberg na audiência de confirmação do Comitê de Relações Exteriores realizada no dia 7 do mês passado disse: “A desnuclearização abrangente, verificável e irreversível é uma meta difícil, mas está muito alinhada com a meta de não proliferação dos EUA.”

O cargo de embaixador dos EUA na Coreia permanece vago por mais de um ano depois que o ex-embaixador Harry deixou o cargo após a posse do presidente Joe Biden em janeiro do ano passado.

Fontes