Comércio em moeda local entre Brasil e Argentina está crescendo, diz Meirelles
3 de agosto de 2009
Brasil —
As operações utilizando o Sistema de Pagamento em Moeda Local (SML) entre empresas do Brasil e da Argentina estão “crescendo bastante”, revelou hoje (3) o presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles.
O SML é um sistema informatizado que permite que as exportações e importações entre os dois países sejam realizadas em moeda local, sem a utilização do dólar.
Meirelles ressaltou, no entanto, que os volumes de dinheiro movimentados no sistema ainda não são grandes por uma “série de circunstâncias”, entre elas, como os preços ainda fixados em dólar, que estão sendo resolvidas gradualmente.
Para o presidente do Banco Central, a utilização do sistema por outros países facilitará a resolução das dificuldades atuais. De acordo com Meirelles, o Brasil já está trabalhando para a implementação do SML com o Uruguai.
Henrique Meirelles participou hoje da 27ª Reunião de Presidentes de Bancos Centrais do Mercosul, Bolívia, Chile, Peru e Venezuela, em São Paulo.
Em nota, os presidentes dos bancos centrais afirmaram que “há sinais de melhoria nos cenários internacional e regional, que sugerem proximidade com a retomada da atividade econômica”.
Meirelles disse que “há sinais antecedentes de que o país já saiu da recessão” e acredita que, em 2010, o Brasil começará a retomar “o crescimento sustentado que prevaleceu nos últimos anos”.
Veja mais notícias
![]() |
Tem uma opinião sobre a notícia? Diga-nos! |
Fontes
- Daniel Mello. Comércio em moeda local entre Brasil e Argentina está crescendo, diz Meirelles— Agência Brasil, 3 de agosto de 2009
![]() | A versão original da notícia, ou partes dela, foram extraídas da Agência Brasil, sob a licença CC BY 3.0 BR. Esta licença não é mais válida para o conteúdo produzido após 23 de fevereiro de 2017. A partir desta data as notícias estão protegidas por direitos autorais. O texto poderá ser utilizado apenas para finalidades de uso pessoal, sem intuito comercial ou lucrativo. |
![]() | Esta página está arquivada e não é mais editável. Caso veja que esse artigo necessita de uma revisão, correção ou complementação, contate um administrador. Ela será desprotegida por sete dias. Note que algumas referências talvez não estejam mais online.
|