Colômbia recebe voo com mais de 200 migrantes retornados dos EUA

Fonte: Wikinotícias

10 de maio de 2023

Email Facebook X WhatsApp Telegram LinkedIn Reddit

Email Facebook Twitter WhatsApp Telegram

 

A Ouvidoria da Colômbia anunciou que está acompanhando o retorno de 209 migrantes colombianos de um voo dos Estados Unidos que chegou ao aeroporto El Dorado de Bogotá nesta quarta-feira.

O acompanhamento aos colombianos regressados ​​dos Estados Unidos ocorre depois de uma solicitação ao governo que “procure mecanismos para garantir e proteger os direitos humanos dos migrantes colombianos que se encontram nos Estados Unidos à espera de serem devolvidos”.

Segundo a Justiça, com o acompanhamento dos migrantes procuram-se recolher queixas por alegações de maus tratos em centros de detenção de imigrantes nos Estados Unidos.

“Os migrantes denunciam que são vítimas de tratamento desumano, falta de informação sobre seu retorno ao país; inclusive, que são tratados como criminosos, já que em alguns casos são algemados”, afirmou o ouvidor da Colômbia, Carlos Camargo.

A chegada dos 209 colombianos faz parte da mesa de trabalho entre os Estados Unidos e a Colômbia, anunciada pelo diretor de Migração Colombiana, Fernando García, para garantir o retorno dos migrantes.

“A expectativa é que nos próximos meses entrem no país cerca de 14.000 colombianos e repatriados dos Estados Unidos. Reiteramos o apelo ao governo para que busque mecanismos que garantam e protejam os direitos dos colombianos que se encontram nos Estados Unidos aguardando o retorno”, concluiu Carlos Camargo.

Fontes